in

Uso inteligente da água é importante aliado durante a pandemia do coronavírus | Prolagos – Nossa Natureza Movimenta a Vida


Insumo essencial para a vida e para a higiene, a água ganhou ainda mais importância nas últimas semanas por ser uma aliada contra a Covid-19, pois com o sabão, é responsável pela limpeza das mãos, superfícies e objetos, evitando a contaminação. O reforço da medida, no entanto, deve vir acompanhado do uso consciente da água, evitando excessos e desperdícios, a fim de não impactar o fornecimento de água e o orçamento das famílias.

Recomendado pela Organização Mundial de Saúde, o isolamento social para conter a disseminação do vírus e a sobrecarga do sistema de saúde, impôs aos lares uma nova rotina e com mais gente por mais tempo em casa a atenção aos hábitos deve ser redobrada. “É importante que as orientações das autoridades sanitárias sejam atendidas, como o aumento do número de vezes que limpamos os ambientes e higienizamos as mãos e os punhos, mas não podemos negligenciar alguns cuidados, como fechar a torneira enquanto lavamos as mãos ou escovamos os dentes”, exemplifica o diretor executivo da Prolagos, José Carlos Almeida.

José Carlos Almeida, diretor executivo da Prolagos — Foto: Prolagos

José Carlos Almeida, diretor executivo da Prolagos — Foto: Prolagos

Desde o início da quarentena, a empresa tomou diversas medidas para garantir a operação dos sistemas de água e esgotamento sanitário. Para manter o trabalho contínuo, os colaboradores operacionais redobraram os cuidados e passaram a contar com máscaras e álcool em gel em suas rotinas. As equipes que desenvolvem atividades administrativas passaram a trabalhar em casa e o atendimento comercial foi ampliado, oferecendo opções de contato com os usuários.

“A segurança das pessoas é o mais importante. É por isso que disponibilizamos diversos canais para auxiliar os nossos clientes no que for preciso, on line ou presencial. Estamos nas ruas para assegurar que a água tratada chegue aos nossos usuários, que o esgoto seja coletado e tratado e que os clientes recebam o atendimento que precisam. Nós também reconhecemos a nossa responsabilidade em orientar a população para que tenha as melhores práticas de consumo neste período”, reforçou o executivo.

Outra medida importante é checar possíveis vazamentos. As vezes imperceptíveis, infiltrações e vazamentos podem representar um elevado desperdício de água e aumentar a conta que chega no final do mês. Goteiras e manchas na parede são indícios que aparecem quando problemas maiores já se instalaram há mais tempo. Outros sinais são mofo, pintura com bolhas, pintura com aspecto umedecido e bolor.

Fique atento ao tempo do banho

Uma ducha é sempre relaxante, mas não prestar atenção ao tempo, principalmente neste momento, pode causar desperdício. Um banho rápido, com o tempo necessário para fazer a higienização do corpo é o ideal. Para potencializar a economia, desligue o chuveiro ao lavar os cabelos e ao se ensaboar.

Ensaboe a louça de uma só vez

Com o auxílio de um guardanapo, retire as sobras de comida antes de lavar a louça. Ensaboe todas de uma só vez, com a torneira fechada. Depois, faça o enxágue. Lavando os utensílios menos engordurados primeiro evita espalhar a gordura para os demais.

Limite o uso da máquina de lavar

Acumule mais roupas para lavar tudo de uma vez e utilize a máquina de lavar roupas na capacidade máxima e em ciclos completos de lavagem. Alguns eletrodomésticos mais modernos oferecem um modo econômico, capaz de gastar até 30% menos água e energia.

Reaproveite a água da máquina de lavar

A água utilizada na máquina de lavar costuma ser descartada pelo ralo. No entanto, por conter apenas resíduos de sabão, na maioria dos casos, ela pode ser reaproveitada para lavar pisos e quintal.

Uma torneira vazando pode desperdiçar até 40 litros de água por dia. Se perceber esse problema, é fundamental realizar a troca ou o conserto. Se a resolução for demorar alguns dias, não deixe de recolher a água para que seja possível reutilizá-la.



Ir para fonte da informação