in

Ocupação de leitos de UTI para Covid-19 ultrapassa os 90% em São Luís | Maranhão


De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), no último boletim divulgado na quinta-feira (7), 92,35% dos leitos de UTI destinados para a Covid-19 estão ocupados em São Luís. Juntos, os hospitais da capital maranhense possuem 183 leitos, sendo que 169 e 14 estão disponíveis.

Em relação os leitos clínicos para pacientes com o novo coronavírus, a taxa de ocupação é de 78,94%. Ao todo, existem 489 leitos com 386 ocupações e 103 estão disponíveis.

Hospital privado chega a 100% de ocupação

Hospital São Domingos em São Luís — Foto: Reprodução/TV Mirante

Hospital São Domingos em São Luís — Foto: Reprodução/TV Mirante

O Hospital São Domingos, um dos mais importantes hospitais da rede privada, anunciou na quinta-feira (7) que chegou a 100% de ocupação os leitos de UTI para pacientes com o novo coronavírus. Ao todo, existem 56 leitos na unidade hospitalar.

Em relação aos leitos de enfermaria e apartamentos para Covid-19, a unidade possui 79,9% de ocupação. De acordo com o boletim epidemiológico da unidade, existem ao todo, 184 leitos desse tipo no hospital.

Por conta da alta concentração do número de casos e mortes por Covid-19, o governo do Maranhão anunciou a construção de um hospital de campanha para atender a demanda de internações por conta da doença.

A unidade vai contar com 200 leitos e está sendo instalado em um pavilhão do Multicenter Sebrae, no bairro Cohafuma em São Luís. De acordo com a Secretaria de Saúde (SES), a previsão é que o hospital seja entregue até o dia 15 de maio.

Hospital de campanha está sendo construído no Multicenter Sebrae, em São Luís (MA), e vai receber pacientes com Covid-19. — Foto: Divulgação/Governo do MaranhãoHospital de campanha está sendo construído no Multicenter Sebrae, em São Luís (MA), e vai receber pacientes com Covid-19. — Foto: Divulgação/Governo do Maranhão

Hospital de campanha está sendo construído no Multicenter Sebrae, em São Luís (MA), e vai receber pacientes com Covid-19. — Foto: Divulgação/Governo do Maranhão

Buscando conter a pandemia de Covid-19 na Grande Ilha de São Luís, a Justiça decretou ‘lockdown’ (bloqueio total) dos serviços não essenciais em São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa. A medida vale por dez dias e entrou em vigor na terça-feira (5).

Os quatro municípios foram as primeiras cidades no Brasil a decretarem a medida restritiva. Segundo o decreto do governador Flavio Dino (PCdoB), motoristas estão sendo fiscalizados e quem descumprir as regras estão sujeitos ao pagamento de multa.

Nesta sexta-feira (8), quarto dia do ‘lockdown’, o G1 registrou uma movimentação acima do esperado em alguns bairros, principalmente aqueles mais afastados do centro de São Luís. Houveram pontos de congestionamento e aglomeração em feiras e bancos.

SÃO LUÍS (MA) - Fluxo de pessoas na feira do Mangueirão, no bairro Divinéia, foi alto nesta sexta-feira (8). — Foto: Adriano Soares/Grupo MiranteSÃO LUÍS (MA) - Fluxo de pessoas na feira do Mangueirão, no bairro Divinéia, foi alto nesta sexta-feira (8). — Foto: Adriano Soares/Grupo Mirante

SÃO LUÍS (MA) – Fluxo de pessoas na feira do Mangueirão, no bairro Divinéia, foi alto nesta sexta-feira (8). — Foto: Adriano Soares/Grupo Mirante

Flávio Dino diz que lockdown é ‘um sucesso’

Mesmo com todos os flagrantes de aglomerações e falta de fiscalização, em diversos bairros, o governador Flávio Dino (PCdoB) disse nesta sexta (8) que há ‘inverdade’ e ‘perseguição’:

“Dizer que nos bairros não estão colaborando com o lockdown é uma grave inverdade. É também um desrespeito aos moradores de tais bairros. Enquanto alguns querem perseguições, eu reconheço e agradeço o apoio para o enorme sucesso do lockdown”, afirmou Dino em uma rede social.

De acordo com o último boletim divulgado, nessa quinta-feira (7), pela SES, o Maranhão tem 5.909 casos confirmados da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Ainda de acordo com a pasta, 303 pessoas já morreram vítima da doença em todo o estado.

A Covid-19 já chegou a 129 municípios maranhenses. Segundo a SES, seis cidades tiveram os primeiros casos nas últimas 24 horas, são eles Bom Jesus das Selvas, Pedro do Rosário, Pio XII, Porto Rico do Maranhão, São Pedro da Água Branca e Turiaçu.

Ainda segundo a SES, em todo o Estado, 1.439 estão recuperadas da Covid-19. Só nas últimas 24 horas, 224 pessoas conseguiram vencer a doença.



Ir para fonte da informação