in

Jovens que estão em unidades de ressocialização de PE fazem videochamadas para homenagear mães | Pernambuco


No Dia das Mães marcado pela pandemia do novo coronavírus, jovens infratores que estão em unidades de ressocialização da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), em Pernambuco, participaram de encontros virtuais com as famílias. Neste domingo, como os centros de internação estão fechados, assegurando o isolamento social, eles puderam se comunicar por meio de videochamadas.

O projeto que aproxima os jovens das famílias em tempos de coronavírus começou em abril, em Caruaru, no Agreste. Neste Dia das Mães, as videochamadas foram realizadas nas 15 unidades de internação provisória em operação em todas as regiões do estado.

O recurso foi usado, de acordo com a Funase, para garantir o contato dos adolescentes coma s mães, na dia especial. Normalmente, a data é festejada com apresentações teatrais, distribuição de brindes e disponibilização de serviços de beleza, saúde e bem-estar para as visitantes.

Durante este domingo, os jovens transmitiram, por vídeo, as homenagens preparadas para as mães. Alguns recitaram versos. As atividades foram realizadas sob supervisão dos gestores, com computadores da instituição.

As videochamadas também fazem parte da rotina do sistema penitenciário de Pernambuco. Detentos passaram a contar com visitas familiares virtuais, para minimizar o impacto do distanciamento social por causa da pandemia do novo coronavírus.

A distribuição de tablets e smartphones começou na sexta-feira (8), de acordo com a Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres).

Desde o dia 20 de março, as visitas foram suspensas nas unidades prisionais pernambucanas. A medida é provisória e vale por tempo indeterminado.

No sistema prisional há, ao menos, 38 casos confirmados entre presos e outras 73 suspeitas. Houve uma confirmação de óbito por Covid-19 e uma morte suspeita.

As videochamadas, segundo a Seres, atendem a uma resolução conjunta do Departamento Penitenciário (Depen) e o Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, da Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej).

Pernambuco tem 12.470 casos de coronavírus e 927 mortes pela Covid-19

No sábado (9), Pernambuco confirmou mais 45 mortes e 883 casos de pacientes com Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Com isso, o estado chegou a 972 óbitos e 12.470 confirmações da doença (veja vídeo acima).



Ir para fonte da informação